terça-feira, 1 de maio de 2012

Conversa para Evo Morales dormir


             O Brasil e a Bolívia sempre protagonizaram fatos históricos interessantes e intrigantes, para não dizer curiosos. A exemplo disso, para começar, podemos citar resumidamente a disputa dos dois países pelo Território do Acre que, aliás, era da Bolívia, e nós o espoliamos numa negociação que, dizem as más línguas, principalmente as bolivianas mais nacionalistas, não foi até hoje completamente honrada, ficando a troco de dois cavalos.
Antes, porém, para entendermos melhor o imbróglio, devemos voltar a 1750, quando tudo começou, ano em que foi assinado o Tratado Hispano-Português, que se referia ao Acre, terra “praticamente esquecida, despovoada e inexplorada” (COCA et alli, 2011), abundante em seringueiras, e ainda virgem – coisa rara por estas paragens hoje em dia – como sendo território boliviano, não sabendo os hermanos que a densa floresta escondia aqui não só virgindades e beldades, mas também grande riqueza.
Ocorre que os bolivianos nunca ocuparam o Acre devido ao difícil acesso e à inóspita característica da região. A ocupação só veio a acontecer mais de 100 anos depois, a partir de 1852, pelos seringueiros brasileiros, em sua maioria imigrantes cabras da peste nordestinos, que aqui chegaram atraídos pela cobiça ao “ouro negro”. Essa ocupação só foi percebida pelos bolivianos em 1877, mais precisamente por um deles, o então presidente Aniceto Arce, que veio refugiar-se por estas nobres terras acrianas após sofrer um golpe político comandado por José Manoel Pando. Se de Arce não sabemos mais nada, talvez apenas que tenha se perdido no tempo e na história, afinal não somos exímios historiadores; de Pando sabemos apenas que viria a ficar famoso à moda brasileira, depois de morto: virou nome de província! Que legal!
Enquanto isso, os seringueiros brasileiros continuavam lentamente (não sei por que, talvez porque fossem em sua maioria baianos, RS!) a ocupar o Acre, território até então legitimamente da Bolívia, e essa migração continuou “até que a prosperidade do comércio mundial da borracha despertou o interesse pela região”. (COCA et alli, 2011).
Começa então a disputa pelo Território do Acre, e bolivianos e brasileiros são os primeiros a encampar a batalha armada, que não foi apoiada inicialmente pelo governo federal brasileiro, que não fez mais que respeitar o tratado de Ayacucho (1867), que dava à Bolívia a posse do território, agora mais que disputado.
Mas foi em 1899, quando o aventureiro espanhol Luiz Galvez aportou por estas bandas, que o negócio esquentou. Galvez, um estrangeiro em terra estrangeira, num ato de bravura e loucura, resolveu lutar pelo Brasil, mas diante da negativa de apoio do governo brasileiro aos revolucionários acrianos, Galvez – aí é que entra a loucura – resolveu proclamar a República Independente do Acre, que durou pouco mais que um sonho encantado, pois o governo da república tratou logo de enviar tropas para dissolver o sonho de Galvez e dos acrianos, restituindo a região à Bolívia.  Porém, como tudo no Acre vira moda, desde tempos antigos, em 1900 uma nova República Independente do Acre foi criada, mas logo foi dissolvida, agora por tropas bolivianas, e em 1901 a Bolívia arrenda o Acre para o BOLIVIAN SYNDICATE, uma mistura de capitalistas norte-americanos e ingleses. Este acordo garantia ao grupo o controle total sobre a nossa terrinha, inclusive no aspecto militar.
“A perspectiva de um núcleo estrangeiro encravado na Amazônia Ocidental era inaceitável. O governo brasileiro ordenou a ocupação do Acre e estabeleceu um governo militar. Graças à diplomacia brasileira, (...) os governos do Brasil e da Bolívia assinaram um tratado que dava ao Brasil a posse do Acre.” (COCA et alli, 2011). Após negociação conduzida pelo Barão do Rio Branco, que resultou no tão ilustre Tratado de Petrópolis (17 de novembro de 1903), a Bolívia abriu mão de todo o Território do Acre, ao custo de 2 milhões de libras esterlinas pagos aos governos da Bolívia, e de uma indenização de 150 mil libras ao BOLIVIAN SYNDICATE. Pelo menos era o que previa o famigerado tratado. Não sabemos de fato o que ficou a se cumprir, pois como dissemos e agora reiteramos, não somos exímios historiadores. De cavalos, acho que o tal tratado não falava nada não! Sabe-se, e era costume à época, após grandes negociações, darem-se as partes algumas prendas como política de boa vizinhança. Os cavalos devem ter entrado aí!
Finalmente... Ufa!, em 1903 o Acre torna-se brasileiro. E o resto é isso aí que todo acriano com o mínimo de conhecimento de sua terra – embora distorcido – já sabe. Deu nisso aí que todo mundo vê hoje!
Mas a história não acaba aqui – aliás ela nunca acaba –, e embora o Acre e a Bolívia tenham vivido em relativa harmonia por mais de 100 anos novamente, Evo Morales, ao chegar ao poder, reabriu algumas feridas e lembrou de alguns fatos históricos envolvendo os dois países: curiosamente, Morales não se lembrou de fatos realmente importantes, mas referiu-se ao Acre como exemplo de espoliação e ainda mencionou que o pagamento pela negociação malograda foram exatamente os tais dos cavalos. Ô bichinho importante esse tal de cavalo! Ô idéia fixa da porra! Vai gostar de cavalo assim lá na baixa da égua!
Nesse mesmo período de discursos desastrados, para completar o inusitado desse resgate histórico cavalar, Evo Morales decreta a estatização das reservas de gás e petróleo da Bolívia e de todo o patrimônio da nossa unidade da Petrobras implantada no seu país. E isso, coincidência ou não, ocorreu exatamente num 1º de maio da vida! E para botar um pouco mais de lenha na fogueira, recentemente Evo – sempre ele! – editou a polêmica lei que regulariza, na Bolívia, os carros roubados no Brasil, e mais outra que criminaliza a compra de gasolina por brasileiros naquele país, esquecendo-se, porém, de responsabilizar também os vendedores do combustível, diga-se de passagem – olhem só que coincidência de novo! – bolivianos!
A última da semana passada foi que o exército boliviano – certamente sob ordens de Morales – olha ele aí de novo! – foi expulsar colonos brasileiros das terras bolivianas, o que trouxe a necessidade de o Brasil deslocar tropas do nosso Exército para a fronteira.
No que isso vai dar? Eu particularmente já adivinho, e Janu Schwab, no Blog do Altino Machado (http://altino.blogspot.com.br/), dá a sua opinião, que não diverge muito da nossa:
“A questão que envolve colonos brasileiros em terras bolivianas é antiga. Tão antiga quanto a História do Acre - afinal, me desculpem os mais ufanistas, o que é a formação territorial do nosso Estado se não uma "invasão" às terras que eram, sabemos, pois, da Bolívia?
“O povo boliviano se formou assim: achando que os vizinhos queriam sabotá-lo. Por isso se encrencou com chilenos, peruanos e brasileiros. A chegada de Evo Morales ao poder só reacendeu essa chama.
“Populista que só ele, entre outras bandeiras mequetrefes, voltou a reclamar a faixa de terra tomada pelo Chile e, para o espanto dos acreanos e a alegria sarcástica do Diogo Mainardi, o Acre de volta.”
Nossa! Essa de “tomar” o Acre de volta me assustou, pois tudo leva a crer que pode começar por Brasiléia. Mas, passado o susto, pensar nisso me faz nascer uma ideia jocosa, já que Evo Morales insiste tanto em falar de espoliação e de cavalo: sabem o bairro Samaúma (atual Leonardo Barbosa) em Brasiléia? Pois é! Pesquisas revelam que o rio romperá aquele barranco nos próximos anos. Caso isso venha a acontecer, é melhor a gente se precaver, pois como a fronteira natural do Brasil com a Bolívia naquele ponto é justamente o leito do rio Acre, será que o Evo Morales vai querer incorporar aquela pequena extensão de terra à Bolívia?
Como Evo tem se mostrado fã da megalomania napoleônica e ainda é dado a decretos esdrúxulos, pode ser que ele queira decretar que aquele pedaço de chão é um reino, para em seguida bancar um Ricardo III de araque e ao lema de “Meu Samaúma por um cavalo!” queira barganhar o que já perdeu por nunca ter sido dele.
 Sei lá!... Mas se assim o for, como ele gosta tanto dos bichinhos, a gente dá mais um cavalo pra ele, e aí tá tudo resolvido. Só que desta vez, pra acabar com essa palhaçada, a gente documenta tudo. E pronto!

Wallace Rocha


Referências Bibliográficas
COCA et alli. Contam os bolivianos que o Acre foi trocado por um casal de cavalos brancos. Mato Grosso: UNEMAT, 2011.
ARAÚJO, Felipe. Revolução acreana: Brasil República. Disponível em: ˂http://www.historiabrasileira.com/brasil-republica/revolucao-acreana/˃ Acesso em: 24/03/2012.
ATTUCH, Leonard. Quanto Vale o Acre? Disponível em: ˂http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/5014_QUANTO+VALE+O+ACRE˃ Acesso em 24/03/2012.
BEZERRA, Maria José. Invenções do Acre: Território a Estado – um olhar social. Tese Doutorado. São Paulo: USP, 2005.
GARCIA,Rodrigo Garcia; MONTEIRO, Tânia Monteiro; MARIN, Denise Chrispim.Trocamos o Acre por um cavalo. Disponível em: ˂http://www.fazenda.gov.br/resenhaeletronica/MostraMateria.asp?cod=289137˃. Acesso em: 24/03/2012.
MEIRA, Sílvio de Bastos. A Epopéia do Acre: batalhas do ouro negro. Tratado de Petrópolis. Disponível em: ˂htpp http://www.cmp

6 comentários:

Jokebed disse...

Essa previsão do bairro Leonardo Barbosa ser levado pelo rio foi anunciada pelo K. Parece que o Evo tem muito vento (ou seria água) ao favor das maluquices dele. Parece que o primeiro pedaço do Acre que a Bolívia terá de volta não necessitará de nenhuma investida heróica, basta apear os pangares e esperar...

Kleison Albuquerque disse...

Os tais cavalos entraram em uma negociação muitos anos antes,e não estão diretamente envolvidos com a História do Acre. Faltou dizer que a Ferrovia Madeira Mamoré também fazia parte doa tratado de Petrópolis.
Quanto a este caso, uma vez um pm me disse que "quando a gente é BESTA, os cavalos fazem um estrago". Hoje, com esses episódios da Halley, dos colonos de Capixaba, da Petrobrás e outros mais, vemos que o jumento Morales está fazendo um estrago, e como dizia o grande poeta Manoel Bandeira: "Nós cavalões só olhando". O problema é que estamos mais para grandes bestas, do que para cavalões, e quando somos bestas, fica difícil sentar direito.
Diante deste quadro Wallace, vamos tirar o nosso da reta.
Quanto ao bairro Samauma, não somente eu, mas outras pessoas mais sérias, ja levantaram esta possibilidade: o professor Evando do BLOG Ambiente Acreano (muito bom)já falou disso, e em uma palestra do pessoal da SOS Amazonia sobre o Rio Acre, o Artur Leite também comentou esse fato.

Wallace Rocha disse...

Comentário enviado por uma professora minha da faculdade:

Prezado Wallace,
Parabéns pelo texto. Inteligente, verdadeiro e com a dose certa de sarcasmo (referências à Bolívia, claro!). Este texto deveria ser publicado em um jornal de grande repercussão nacional. Por que vc não manda para a Folha? Sempre é bom vermos quão inteligentes são alguns de nossos ex-alunos. Um grande abraço e continue.

Lucilia Maria Parra Magalhães

Wallace Rocha disse...

Obrigado, professora Lucilia!
Hoje eu apenas faço uso de tudo o que aprendi com a senhora e outros professores, para mim, todos excelentes! Só mesmo a nossa paixão, a literatura, para nos proporcionar momentos de reflexão como estes do BLOG. Mais uma vez obrigado por todos os ensinamentos!

Solano disse...

Olá, Wallace, interessante essa tua postagem esclarecendo fatos que para muitos brasileiros são desconhecidos. E esses governos popularescos da America Latina criam um certo receio em todos, com certeza.

Abraço

Solano Bouvie
Lajeado/RS

Wallace Rocha disse...

Olá, Solano. Obrigado por acessar o blog. É bem verdade o que você disse, seu comentário é bem pertinente, a julgar pelo que anda acontecendo com alguns de nossos vizinhos latinos. Quanto à Bolívia, a briga com o Acre é antiga... e parece que ainda vai longe! Vamos esperar pra ver. RS!

Um abraço!