segunda-feira, 19 de março de 2012

Eis o milagre da fé! “Pois se ela remove montanhas, também traz grana e um monte de mulher.”

Quando decidi montar o blog, prometi a mim mesmo que não falaria de POLÍTICA, de RELIGIÃO nem de FUTEBOL; deste porque não conhecia e ainda não conheço nada; daquelas porque são e sempre serão assuntos polêmicos. Se meus poucos leitores tem me acompanhado, já perceberam que só posso manter a promessa com relação ao futebol, pois sobre política eu já descumpri, e descumpro agora a promessa sobre religião. Já viram então que eu não sou um sujeito em quem se pode confiar. Porém, se preferirem os leitores, podem confiar nos que vão aí abaixo.
Não gosto de me referir assim a qualquer que seja o segmento religioso, mas a vontade que tenho de dizer “vão se danar!” é enorme! Pelo que se tem visto ultimamente no Brasil, a exemplo da reportagem veiculada ontem no Domingo Espetacular acerca do enriquecimento do apóstolo megalomilagreiro Valdemiro Santiago, chego a ser invadido por aquele que acredito ser o mais capital dos Sete Pecados Capitais: a IRA! Deus que me perdoe!
Ex-discípulo de Edir Macedo, Valdemiro, por gananciosa fé, deixou a Igreja Universal e fundou a Igreja Mundial, hoje atacada por seu rival maior. Na verdade, o sujo falando do mal lavado, visto que não há a menor diferença entre ambos.
Está bem... Somos um país livre, que prega a liberdade religiosa... mas charlatanismo é outra coisa e não tem nada a ver com fé ou preceitos religiosos.
Eu, que sou praticante esporádico do catolicismo, sei disso. Não me venham dizer então os escolados pastores de Bíblia na ponta da língua que não o sabem! O que sabem de fato é extorquir a ingênua fé alheia, isso sim, e como fazem bem: “Em nome de Jesus!” Mas eu bem sei, e Deus e Jesus também o sabem que nós três não temos a menor culpa disso. E os pastores vão fazendo de suas pequenas igrejas os seus grandes negócios. Isso tudo, é claro, não esqueçamos, aliado à lavagem cerebral na cabeça dos fiéis que, se inadimplentes com o dízimo, lhes terão negado o Reino dos Céus!
Sinceramente, vai aí mais um recado: As pessoas que me dizem que eu vou para o inferno e elas vão para o céu de certa forma deixam-me feliz de não estarmos indo para o mesmo lugar.”[1]
E aí pergunto eu, cometendo mais um pecado, com certeza: “Deus! Ó Deus! Onde estás que não respondes?”[2]
Enquanto isso, vamos ficando com as respostas bem precisas que alguns homens de Deus nos dão em seus cultos, conforme pregação de um pastor presenciada por Leandro Altheman Lopes (administrador do blog http://terranauas.blogspot.com.br), por ocasião de sua passagem por uma igreja evangélica de Rio Branco, e que o próprio Leandro reproduziu em seu blog, e que eu tomo emprestado.
Aí vai:
"Meus irmãos, Deus espera pela sua doação. Mas não me venham com uma nota de cinco reais. O que tem na nota de 5 reais? Uma garça. Um animal que vive com o pé na lama. Vocês querem passar o resto de seus dias com o pé na lama? Mas, meus irmãos, não me venham vocês com uma nota de 5 reais.

Uma arara, meus irmãos, é um animal de voo curto, que só faz barulho, não chega longe. É isso que vocês querem, meus irmãos?
Meus irmãos, mas, por favor, não me venham com uma nota de 20 reais. Quem é que vai querer pagar este mico?
Agora, de 50, a gente já tá falando de uma onça! Um animal imponente, que impõe respeito!
Mas na nota de 100 tem o desenho de um peixe, que é o símbolo do Cristo! Este, sim, vai agradar a Deus!"

E como diria um personagem de Ariano Suassuna em O Auto da Compadecida: “Eita, que o negócio da reza tá é prosperando!”
Caro Leandro, esse post é em homenagem a você e a seu blog, pois como você mesmo disse: “Cada ovelha tem o pastor que merece”.

Wallace Rocha



[1] Citação de Mark Twain (1835-1910), escritor americano.
[2] Versos do poema Vozes da África, de Castro Alves (1847-1871).






7 comentários:

Antonio Franciney disse...

Ptz! Essa foi demais! Como é que é? A de 100 representa Jesus, é? Então eu tenho andado muito longe de Jesus...
Olha, é uma pena que milhões de tacanhos se deixem conduzir por pilantras iguais a esses aí. Tô fora, e bem feito, que mandou estudar...

Antonio Franciney disse...

Ptz! Essa foi demais! Como é que é? A de 100 representa Jesus, é? Então eu tenho andado muito longe de Jesus...
Olha, é uma pena que milhões de tacanhos se deixem conduzir por pilantras iguais a esses aí. Tô fora, e bem feito, que mandou estudar...

Wallace Rocha disse...

O negócio tá brabo, Franciney. Até o pai da minha esposa também disse que vai fundar uma igreja... Já tem até nome: "VITORINOS PARA CRISTO". Eu me amarrei. RS!

Danielle disse...

É o milagre da multiplicação! Me pergunto s eles já compraram seu lugar no céu...

Wallace Rocha disse...

Espero que não seja o mesmo céu para o qual eu pretendo ir, isso se eu for um bom menino! RS!

Andrade disse...

Maravilhooooso, mas discordo quando diz que Deus e seu filho não têm culpa, pois afinal de contas foram eles que produziram essas "merdas" e colocaram o bispo de Hipona para justificar tudo pelo "Livre Arbítrio", nós temos culpa por não nos levantarmos contra essa legião de enganadores da boa fé.
Mas, estou convosco indo na direção contrária da manada que ouviu o grito do lobo e caminha desesperada para o abismo.
Política (as relações interpessoais), Religião (o sobrenatural) e Futebol (a tentativa de regulamentar a violência), é intrísseca à humanidade.

Parabens!!!!!!!!!!!

Tenente Velásquez disse...

Wallace, lembra do comentário que eu fazia lá no CFO que deixava alguns chateados? Não? Então lá vai: depois de furtar, roubar e matar, o cara ainda "dá" um bom pastor!