sábado, 12 de novembro de 2011

A mostrenga língua e suas expressões e impressões curiosas

Por que mostrenga? Sei lá! Talvez para suscitar um comentário do tipo: “Ih! Ele esqueceu o N.” Mas não esqueci não. É assim mesmo sem o N. Por quê? Historicamente há várias versões. Vou citar duas dentre tantas: a primeira é que deriva do italiano mostro; e a segunda que é etimologicamente uma deformação do castelhano mostrenco. Ambas são aceitáveis. Mas por que em português monstro tem N? Esta eu vou ficar devendo, mas arrisco um palpite: talvez pro monstro não ficar tão mostrengo! Afinal, em tempos de deformidades lingüísticas (estão o Lula e o Facebook pra provar), por que eu também não posso brincar? RS!
E por falar em deformidades, vamos nos deliciar com algumas pérolas. A começar pelas manchetes abaixo, publicadas em jornais de nossa capital:


É bem provável que o N que falta em mostrengo tenha vindo parar justamente neste arquivo seNcreto!
Do mesmo modo, como vi certo dia um amigo escrever harmonia sem o H, este mesmo H, talvez desolado por ter sido esquecido, deve ter vindo parar no ouve da matéria abaixo:


Mas como bem disse o Altino Machado: “Governo não “houve” mesmo!”
E a dança das letras continua. No caso abaixo, trocaram X por S. Vamos esperar que o X fujão, a exemplo da moça desaparecida e achada, seja também achado com a namorada... ou namorado... sei lá!


Mas saindo agora do erro ortográfico (forma) e partindo pro sintático (organização frasal) e semântico (sentido), vejamos a pérola abaixo. É um dos meus preferidos. Baleia... baleia... baleia... Acho que agora ele entendeu. Não? Paciência então!


Nenhum, porém, ficou tão inusitado quanto este que segue:


É o que eu sempre digo: a profissão de repórter está cada vez mais dinâmica, tem até que psicografar, pois o trabalhador braçal com certeza veio do além para fazer a matéria.
Mas pra não dizer que só a imprensa local comete os seus deslizes, vejamos outros casos engraçados e curiosos:
É fato: o trânsito anda mesmo caótico!


Quer ver mais uma?


Se aquele Jesus salva! Esse daí não perdoa!
Nem a polícia perdoou o estelionato na língua. Pra quem acha que a polícia é burra... Olha só!


Saímos então da língua dos outros pra cair na vagina dessa mulher.


Que coisa mais maluca é essa? Fico até imaginando o tamanho do prazer que uma coisa desse talhe pode causar!
Que o diga a Sheila aí embaixo... se tivesse uma tão grande, qual seria a dimensão do seu sucesso na praça, hein? Pois com todas essas qualidades... Sheila, minha filha, desculpa, mas eu também não sei por que você foi virar puta.


Mas saindo da genitália feminina, vamos parar num salão, a meu ver, de causar pesadelo a qualquer homem macho do sexo masculino. Não entro num lugar desses jamais! Nem que seja o último salão do mundo. Vai que eles derrapam na navalha, assim como derraparam na língua, e vão querer cortar o meu... RS! Sei lá! É bom não arriscar!


Seria preferível ser corno em terceira dimensão, vai ver que dói menos!


I’ll be back!



Wallace Rocha




 

2 comentários:

Michael disse...

Realmente tenho que voltar a comentar nessas perolas, pois só agora fiquei sabendo que nossos representantes lingüísticos cometem erros assim, coisa que aqui, nesta gloriosa cidade, (RBR) nunca foram vistos ou percebido. rsrsrs. Diverti-me muito com este post. Valeu camarada!!!
Abrçss...

Wallace Rocha disse...

Estamos sempre atentos! RS!